Centrais reagem a Bolsonaro com Autorregulação Sindical, que permite cobrança de contribuição

SAIU NA IMPRENSA

O dispositivo dá autonomia às entidades para a cobrança da taxa de todos os trabalhadores, após aprovação de assembleias de cada categoria

Por Redação

Painel, da Folha, informa nesta segunda-feira (4) que as centrais sindicais preparam uma reação à decisão do governo Jair Bolsonaro de fixar novas regras para dificultar o pagamento da contribuição sindical.

A ideia dos parlamentares é buscar pontos do projeto que tramita na Câmara desde 2016 e incluí-los como emendas na medida provisória do governo.

Entre eles, está a criação do Conselho Nacional de Autorregulação Sindical, que dá autonomia às entidades para a cobrança da taxa de todos os trabalhadores, após aprovação de assembleias de cada categoria.

O dispositivo é chamado de contribuição negocial.

Os sindicalistas alertam que o apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), será fundamental para que a articulação avance. Maia deve receber dirigentes das principais centrais do país na próxima semana.

Caso a negociação com Maia não prospere, os dirigentes sindicais vão tentar convencer o Congresso a devolver a medida provisória ao governo. O argumento será o de que não há urgência para apreciar o tema.

FONTE: https://www.revistaforum.com.br/centrais-reagem-a-bolsonaro-com-autorregulacao-sindical-que-permite-cobranca-de-contribuicao/ - 04 de março de 2019, 08h50 – Acesso: 04/03/2019.