sindefurnas@sindefurnas.org.br
(35) 3529-3100

Artigos

FENATEMA convoca presidentes de sindicatos para atuarem agora no senado contra o PL-4330

Após vir seus esforços quase alcançar êxito no congresso, para derrubar o PL-4330, aprovado pelos deputados por 230 votos a favor e 203 contra, a FENATEMA (Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente) não desistiu, e em reunião nesta quinta-feira (23/04) convocou todos os presidentes de seus sindicatos filiados, para debaterem as ações que serão feitas agora no senado.

O presidente da FENATEMA Eduardo Annunciato, o Chicão, mobilizou todos os sindicatos ligados à federação para que entrem em novos protestos e manifestações contra o PL-4330 que regulamenta a lei da terceirização no Brasil.

"É nossa responsabilidade lutar agora no Senado, pois perdemos um forte embate na Câmara Federal ferindo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, com essa medida os empresários e patrões vão poder terceirizar todas as suas atividades, em todos os seus departamentos e seções. E haverá muitas demissões. "

Se terceirizar é mais barato, qual razão teriam as empresas para manter seus trabalhadores e trabalhadoras com carteira assinada? É notório que as empresas querem sempre ganhar mais e gastar menos, mas as custas dos direitos dos trabalhadores? Ressalta Chicão !

É fato que os terceirizados de hoje trabalham em média três horas a mais por semana e ganham em média 24% menos, isso sem equipamento ou uniformes adequados, muitos deles inclusive não têm carteira assinada. Portanto, para a FENATEMA rapidamente, os brasileiros e brasileiras vão começar a perder os seus direitos. É provável que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) vai desaparecer. O que será do 13º salário, férias remuneradas, vale-refeição, vale-transporte, descanso semanal remunerado e inúmeros outros direitos adquiridos.

O Vice presidente da FENATEMA André Paladino acredita que “quem tem carteira assinada, será demitido sim, mais cedo ou mais tarde. Depois de demitido, vai ter de aceitar outro emprego, desta vez terceirizado, com menos salários e menos direitos”.

O que a FENATEMA acredita, é que com o PL 4330 as grandes empresas vão aproveitá-la para acabar com a carteira assinada, exigindo que seus empregados se tornem microempreendedores individuais ou simplesmente abram firma, para começar a emitir nota fiscal, o que já ocorre com frequência hoje no Brasil.

Temos que preservar os empregos, os salários e os direitos trabalhistas e impedir que o PL 4330 siga adiante no Senado, todos os nossos sindicatos filiados juntamente com seus trabalhadores e trabalhadoras se mobilizarão agora no Senado.

Ainda dá tempo de evitar essa tragédia, vamos pressionar os senadores um a um, e força-los a escolherem se aprovam ou não o PL 4330. Com nossa força (16 Sindicatos filiados) a FENATENA pretende articular e mostrar para os Senadores o porquê tem que derrubar essa ideia dos deputados que gostam de defender patrões e esquecem dos trabalhadores. “Nós (da FENATEMA) quase conseguimos no congresso, fizemos inúmeros parlamentares mudaram de lado quanto ao projeto que rasga os direitos trabalhistas e rebaixa os salários. Então não podemos nos calar, não podemos aceitar o maior ataque aos direitos dos trabalhadores na história do Brasil”, finalizou Chicão que também é presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.

Assinam o manifesto:

SAEMAC - Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento da Região de Cascavel-PR

SINDEFURNAS - Sindicato dos Eletricitários de Furnas e DME.

SINDELPAR - Sindicato dos Eletricitários do Paraná

SINDENEL - Sindicato dos Eletricitários de Curitiba-PR

STIEHI - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Energia Hidroeletrica de Ourinhos e Região

SINDLUZ - Sindicato dos Eletricitários da região de São José do Rio Preto-SP

SINTAEMA-SC - Sindicato Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina

SINTIUS - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Santos, Baixada Santista Litoral Sul e Vale do Ribeira – SP

SINTSAMA RJ - Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região

STAEMCP - Sindicato Dos Trabalhadores em Saneamento de Cornélio Procópio e Região do Paraná

SINDLUZ - Sindicato dos Eletricitários da região de Ribeirão Preto

SINTAEMA-SP - Sindicato Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

STIECP - Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários de Cornélio Procópio

STIEENNF - Sindicato dos Eletricitários  do Norte e Noroeste Fluminense

STIEESP - Sindicato dos Eletricitários de São Paulo

STIEPAR - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – RJ

(Fonte: Fenatema – 23/04/2015)

© 2014 SINDEFURNAS TODOS OS DIREITOS RESERVADOS By Mediaplus